Essa é uma dúvida comum até entre o pessoal de eventos mesmo. Ambientação e decoração são a mesma coisa? E cenografia, é o mesmo que decoração e ambientação? Confuso né? Nós sabemos. Por isso o post irá tirar suas dúvidas.
Cenografia
A cenografia anda de mãos dadas com a arquitetura, pois é a estrutura, é organizar o espaço com o objetivo de criar ambientes funcionais e o espaço do evento que interfere diretamente no objetivo, nas relações e no comportamento dos seus participantes, por isso a cenografia precisa acolher o público, facilitando as relações e promovendo o bem-estar. Um bom exemplo de cenografia são os estandes, que é montado em um ambiente preexistente e pode ser moldado às necessidades do evento e dos convidados.
A cenografia auxilia na criação de espaços promocionais, estandes em feiras, showrooms, pontos de venda e até workshops. Nesses casos, nossa intenção é alinhar o consumidor com os conceitos da marca e com o espaço disponível.
Ambientação
A ambientação faz o público mergulhar em um universo único e vivenciar a experiência proposta pelo evento, nesse caso, o ambiente proporciona sensações, emoções e comportamentos. Como? Som, luzes, cores e até o cheiro têm que fazer com que a pessoa se sinta em seu ambiente, à vontade. Nós pensamos nisso desde a decoração até a disposição dos produtos, passando pelo cantinho do café, uniforme dos funcionários e dos balcões. Qualquer detalhe que possa contribuir para a experiência que o evento quer transmitir às pessoas faz parte da ambientação. Como vocês já devem ter notado, a decoração faz parte da ambientação, mas a ambientação vai mais além, a intenção é literalmente ambientar o cliente á experiência proposta, como usar uma essência de pãozinho saindo do forno ou até cheirinho de café, no estande de uma padaria. A ambientação deve imprimir um sentimento sobre a marca ou produto ao seu cliente.
Decoração
Enfim, a decoração. Arranjos de mesa, quadros e até copos e talheres podem fazer parte!
A decoração explora as possibilidades que existem na organização de um evento e define qual será a linha a ser seguida (dentro do orçamento disponível, né mores). Um evento com a intenção de aproximar a empresa dos colaboradores, por exemplo, pede um ambiente descontraído e confortável para os colaboradores. Mas se a ocasião é uma inauguração, podemos organizar um jantar com mais requinte em um salão sofisticado. Por isso, sempre avaliamos qual é o real objetivo do encontro para escolher local, e o tema da decoração, menu, música, entre outros detalhes. Ah, a decoração do evento deve ser sempre relacionada com o tema da festa e com a identidade da empresa, mesmo que o tema seja totalmente descontraído, é essencial trazer a empresa nos detalhes da decoração. Por exemplo, o nome do evento, o convite e os enfeites no dia do encontro podem e devem sempre remeter á empresa. Você pode, por exemplo, usar as cores da identidade visual da empresa. O importante é estar presente.
Ou seja, busque sempre as melhores opções para o conforto dos seus convidados, sempre aliado à identidade da empresa na hora de organizar a cenografia, ambientes e decoração dos eventos. Assim é só sucesso!